Como funciona


Saúde - Como funciona

 

O que está coberto / excluído pelo seu seguro de saúde SANOS

 

  • Para saber o que se encontra coberto ao abrigo da sua apólice (coberturas, os serviços clínicos incluídos no seu seguro assim como os capitais seguros) deverá consultar o quadro de garantias e capitais que consta das Condições Particulares da sua apólice.
  • No Capítulo I, Art.º 4 das condições gerais da sua apólice estão indicadas as situações que não estão cobertas pelo seu seguro de saúde SANOS (Exclusões) e nas condições especiais do seu seguro de saúde são apresentadas as exclusões específicas de cada garantia.
  • Poderá igualmente obter mais informações sobre as condições inerentes à sua apólice (coberturas incluídas, capitais disponíveis, etc.), ligando para a Linha de Assistência a Clientes da Tranquilidade através do nº +244 22 643 4514 ou dos nºs +244 94 688 5360/1.

 

Quando pode começar a utilizador o seu seguro de saúde SANOS

 

  • Em caso de doença e, salvo disposição em contrário estabelecida nas suas Condições Particulares, só poderá utilizar o seu seguro de saúde após decorrido o período de carência definido nas Condições da sua apólice para os serviços clínicos cobertos (consultas, exames, cirurgias, parto, etc).
  • Em caso de acidente que requeira tratamento de urgência em hospital e que esteja coberto, poderá utilizar imediatamente o seu seguro de saúde, não havendo lugar à aplicação de qualquer período de carência.

 

Seleccione a Clínica / Hospital / Médico

 

  • No Directório Clínico encontra a lista completa dos Prestadores Convencionados da Rede Médica (nomes, moradas, telefones) em Angola, África do Sul, Portugal e Espanha, poderá seleccionar o Prestador, por exemplo mais perto da sua zona de residência/trabalho ou outro à sua escolha.
  • O Directório Clínico encontra-se disponível em www.adv-angola.com. Aceda ao menu Rede de Prestadores e faça a pesquisa nas diversas Redes disponíveis.
  • Em alternativa, poderá contactar a Linha de Assistência a Clientes através do nº +244 22 643 4514 ou dos nºs +244 94 688 5360/1, que lhe dará todas as informações necessárias sobre os prestadores convencionados.

 

Faça a marcação

 

  • Antes da marcação da consulta / exame ou outro serviço clínico, verifique se o que pretende realizar necessita de uma autorização prévia (saiba quais os actos médicos que carecem de uma pré-autorização no ponto 6 deste guia).
  • Para a marcação do serviço clínico, deve contactar directamente a clínica ou hospital que pertence à rede médica.
  • Nem todos os serviços de um prestador poderão estar contratados pelo que deve certificar-se sempre desta situação, contactando o Prestador ou a Linha de Assistência a Clientes através do nº +244 22 643 4514 ou dos nºs +244 94 688 5360/1.
  • Logo na marcação deverá indicar que se trata de um seguro de saúde da Tranquilidade.

 

Quando for à consulta ou realizar um exame ou outro serviço clínicoIdentificação

 

  • Quando recorrer a um serviço médico na rede, deverá sempre apresentar o seu Cartão de Saúde, acompanhado do seu documento oficial de identificação (bilhete de identidade, passaporte ou cédula pessoal), ambos válidos.
  • No âmbito da cobertura opcional de acesso a Espanha, existe um cartão específico que os Clientes recebem, sendo que o mesmo deverá ser sempre apresentado para recorrer aos serviços médicos nesta rede.
  • O Cartão de Saúde é intransmissível, só pode ser usado pelo seu titular.
  • O Cartão de Saúde poderá ser retido pela clínica até regularização dos pagamentos ou finalização dos procedimentos clínicos.

 

Pagamento

 

  • Antes ou depois da realização do procedimento médico, a área administrativa da clínica / hospital, face aos actos médicos a realizar, verifica de acordo com as Condições Particulares da sua apólice, se aplicável, qual o montante a seu cargo.
  • Deverá assinar o resumo da despesa médica que a clínica / hospital lhe irá apresentar e ser-lhe-á fornecido adicionalmente um comprovativo dos actos médicos realizados, com indicação, caso aplicável, do montante a seu cargo e do valor a ser suportado pela Tranquilidade.

 

Diversos

 

  • Nas situações em que o Prestador da rede convencionada não conseguir validar as condições cobertas no âmbito da sua apólice, ser-lhe-á solicitado o pagamento da totalidade da despesa médica, podendo posteriormente remetê-la à Tranquilidade para a mesma ser reembolsada, conforme as condições de acesso à rede convencionada.
  • Poderão existir serviços clínicos que não estão incluídos no âmbito da convenção estabelecida com o prestador da rede médica. Neste caso, deverá pagar a totalidade da despesa e remetê-la à Tranquilidade. Caso esta despesa médica esteja coberta ao abrigo da sua apólice, a mesma será comparticipada pela Tranquilidade em regime de reembolso fora da rede convencionada.

 

Urgências

 

  • Numa situação de urgência consulte o site www.adv-angola.com ou se não for possível contacte a Linha de Assistência a Clientes, através do nº +244 22 643 4514 ou dos nºs +244 94 688 5360/1, disponível 24h, 7 dias por semana, para identificar o hospital ou clínica mais próxima de si.

 

Internamento de Urgência

 

  • Não é necessário obter uma autorização prévia para um internamento de urgência. O hospital ou clínica, caso pertença à nossa Rede Médica, contacta directamente a Tranquilidade para obter a autorização.
  • No entanto, e no decurso do processo, poderá ser solicitada pela clínica / hospital uma caução na proporcionalidade do pagamento que terá que realizar.
  • Caso a Clínica / Hospital não pertença à nossa Rede Médica, deverá pagar a totalidade da despesa e remetê-la à Tranquilidade para a mesma lhe ser reembolsada.

 

Assistência ao Domicílio

 

  • Caso esteja estipulado nas Condições Particulares do seu seguro de saúde SANOS e desde que seja clinicamente necessário, poderá solicitar um médico ou serviços de enfermagem ao domicílio de acordo com os limites estipulados no âmbito da sua apólice. Para solicitar este serviço, deverá ligar para a Linha de Assistência a Clientes, através do nº +244 22 643 4514 ou dos nºs +244 94 688 5360/1.