- Salvados
Bens seguros que em consequência de um sinistro fiquem danificados, podendo o seu valor, após a ocorrência, ser deduzido na indemnização a que o Segurado terá direito.
- Segurado / Pessoa Segura
Pessoa ou entidade, singular ou colectiva, no interesse do qual é celebrado o contrato de seguro ou a pessoa cuja vida / integridade física se segura.
- Seguradora
Entidade legalmente autorizada a realizar contratos de seguro.
- Seguro
Operação pela qual o tomador de seguro, mediante o pagamento de um prémio, garante dentro do enquadramento definido pela lei ou pelo contrato, uma compensação por parte da seguradora em caso de sinistro.
- Seguro de Grupo
Seguro que cobre riscos de um conjunto de pessoas, ligadas ao Tomador do Seguro por um vínculo que não seja o de segurar. (Exemplo: funcionários de uma empresa; membros de uma colectividade, sócios de um clube,...)
- Seguro Individual
Seguro efectuado relativamente a uma pessoa, podendo o contrato incluir no âmbito de cobertura, o agregado familiar ou um conjunto de pessoas que vivam em economia comum ou seguro efectuado conjuntamente sobre duas ou mais pessoas.
- Seguro pelo Valor Parcial
O segurado, embora declarando o valor total do objecto a segurar, só faz recair a garantia do segurador sobre uma parte desse valor. Está indicado para os grandes entrepostos que armazenam stocks importantes por tempo relativamente curto. Nesta variante, não há lugar ao funcionamento da regra proporcional.
- Seguro pelo Valor Total
O segurado deve indicar um valor que seja igual ao valor total do objecto a segurar. Se o seguro for feito por um valor inferior, o segurado, em caso de sinistro, suporta uma parte proporcional do dano ou perda, sendo ressarcido na proporção da soma segura com o seu efectivo valor no montante do sinistro.
- Seguros Obrigatórios
Seguros impostos pela lei, que têm como objectivo social a garantia da protecção das vítimas de determinados riscos.
- Sinistro
Evento ou série de eventos, susceptível de fazer funcionar as garantias da apólice.
- Subscritor
Entidade, individual ou colectiva, que celebra uma Operação de Capitalização (específico dos seguros de vida), responsabilizando-se pelo pagamento da prestação.
- Suplementar
Emissão de um recibo suplementar para cobrança de um prémio adicional motivado pela cobertura de um novo risco ou por uma alteração ao contrato durante a sua vigência.
- Suspensão
Interrupção por um período de tempo das obrigações de um segurador quanto a uma ou mais coberturas do contrato de seguro.